Atenção, futuras mamães! O que você pode fazer para manter sua pele saudável na gestação!

Com todas as mudanças no corpo da mulher durante a gestação, é natural que a pele também possua características próprias dessa fase.

Algumas dessas alterações podem permanecer após o parto, outras tendem a resolução espontânea.

Para as futuras mamães, seguem algumas alterações que podem ocorrer na sua pele:

Melasma: Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comuns na face. Não há uma causa definida para o melasma, essa condição está relacionada, principalmente, à exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Fatores hormonais e predisposição genética também influenciam no surgimento das manchas. A alteração hormonal na gravidez potencializa a produção de pigmentos na pele, podendo se tornar mais evidentes quando há exposição solar durante a gravidez. Como a radiação UV tem papel bem definido como gatilho para o surgimento das manchas, recomenda-se proteção solar rigorosa.  Para manter a proteção solar durante todo o dia, é necessário a reaplicação do filtro solar de alta proteção (UVB e UVA) a cada 3 horas. E muito importante, não se automedique para as manchas sem conversar com deu dermatologista! Há poucos produtos no mercado disponíveis para as gestantes!

 

  

Aumento da Pigmentação na pele: Algumas áreas específicas na pele da mulher podem ficar mais escuras, como mamilos, axilas, parte interna das coxas, mamilos e aquela linha (conhecida como linha nigra) no centro do abdome. Essas alterações são chamadas de fisiológicas e tendem a reduzir gradualmente após o parto.

 

Cabelos: É comum ocorrer um crescimento mais intenso dos cabelos, devido ao prologamento da fase de crescimento dos mesmos (anágena), especialmente no terceiro trimestre, assim como redução da face telógena (fase de queda dos fios). Essa fase de queda de cabelo tende a aumentar nas primeiras semanas após o parto, sendo comum as mulheres notarem queda de cabelo mais importante nos primeiros meses de pós parto, o que tende a retornar ao normal gradualmente.

Unhas: Algumas mulheres podem notar unhas mais quebradiças, mais espessas ou com linhas de relevo. Fique atenta na alimentação saudável, pois carências de vitaminas podem estar associadas.

Estrias: As áreas mais comum de surgimento de estrias são abdome, coxas e glúteos. São formadas pelo estiramento da pele com ruptura e redução das fibras colágenas e elásticas. A prevenção com cremes hidratantes específicos para as gestantes, assim como controle do ganho de peso são muito importantes. Claro que existe também uma predisposição genética para uma tendência individual a apresentar essas lesões.

 

E quais os tratamentos estéticos podem ser feitos na gestação?

Como os testes de segurança dos cosméticos não são feitos com grávidas, não há como ter a certeza de que um determinado produto não vai fazer mal ao feto. Na dúvida, é melhor não arriscar e conversar com seu dermatologista!

   

Compartilhe a publicação

Veja mais publicações